As receitas globais dos serviços de música on-line vão somar US$ 6,3 bilhões em 2011, de acordo com pesquisa do Gartner divulgada nesta terça-feira (8). Em 2010, o segmento movimentou US$ 5,9 bilhões.
Para 2012, a projeção é de faturamento de US$ 6,8 bilhões, enquanto a estimativa para 2015 é de que o setor atinja a soma de US$ 7,7 bilhões. Em uma base de comparação, os gastos dos consumidores com música em mídias físicas (CDs e LPs) tem uma expectativa de queda dos US$ 15 bilhões reportados em 2010 para US$ 10 bilhões em 2015.
Conforme o Gartner, os serviços de download e streaming de músicas irão guiar a indústria nos próximos anos. A consultoria estima que os serviços de streaming irão representar um terço (29%) dos gastos dos usuários com música on-line em 2015.
“Os consumidores estão optando por dispositivos conectados, como tablets e smartphones, e o desejo pelo acesso e consumo de música e conteúdo está acompanhando esse crescimento”, diz Mike McGuire, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Gravadoras, artistas, editoras e novos intermediários de distribuição estão desenvolvendo novos modelos de negócio para atender a essa demanda”, acrescentou.
“Os consumidores estão optando por dispositivos conectados, como tablets e smartphones, e o desejo pelo acesso e consumo de música e conteúdo está acompanhando esse crescimento”, diz Mike McGuire, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Gravadoras, artistas, editoras e novos intermediários de distribuição estão desenvolvendo novos modelos de negócio para atender a essa demanda”, acrescentou.
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